Venda ou Repasse de Cotas Não Contempladas

A venda da cota não contemplada, obviamente se trata da venda de alguém que comprou um consórcio e por algum motivo quer vender para outra pessoa.

Isso é permitido, você pode vender sua cota de consórcio, porém para a administradora de consórcio, não se trata de uma venda, e sim, de uma transferência de titularidade.

No caso a pessoa que está passando o consórcio para outra pessoa é chamada de cedente e quem tá assumindo as obrigações da cota de consórcio é chamado de cessionário.

A maioria das administradoras de consórcio não faz análise de crédito para transferência de cota não contemplada, na maioria das vezes depende apenas da vontade das duas partes de fazer negócio.

Via de regra as cotas não contempladas, quando elas são oferecidas, ela tem algumas vantagens, vamos supor, a pessoa pagou 10 mil reais e a pessoa por algum motivo quer vender, muitas vezes a negociação tem um desconto de até 50% do valor pago, ou seja, é possível comprar o repasse de cotas não contempladas pela metade do valor que já foi pago.

Para quem tem algum dinheiro guardado vale a pena pesquisar na administradora de consórcio da sua preferência a possibilidade de comprar de alguém que esteja repassando, nesse momento vale a pena barganhar para ganhar um desconto maior.

A principal vantagem de se comprar cota não contemplada é o fato de pagar um valor bem mais baixo pelo montante pago, porém vale ressaltar que a contemplação acontece normalmente como um consórcio em andamento, a chance é maior que comprar uma cota de grupo novo, porém, vai da sorte e se puder, do lance.

O principal motivo para alguém querer repassar uma cota não contemplada é o fato de estar passando por dificuldade financeira, portanto para fazer um bom negócio é preciso saber se as parcelas estão em dia e se existe um desconto para a compra.

Deixe um comentário