O preço de agir por impulso e ter pressa

Sempre que você tem pressa, muita pressa de fazer alguma coisa, há um grande risco de estar agindo errado.

Isso na vida financeira principalmente, por exemplo, eu estou querendo comprar um celular, mas eu não tenho dinheiro todo para comprar o celular, agindo assim, o cidadão vai em uma empresa que faz um crediário, com a parcela baixa, acabando pagando o preço de dois celulares.

Isso vale para financiamento de automóvel, casa…

Se não houvesse tanta pressa, podeia comprar o celular a vista por exemplo, sem pagar tanto juros. Nesse sentido há de se analisar a real necessidade e se a compra não pode esperar um pouquinho mais.

Inteligência emocional

Muito se tem falado de inteligência emocional, muitas pessoas agem por impulso e isso prejudica no presente e no futuro financeiro de muitas famílias, inteligência emocional não é algo abordado nas escolas e nem na maioria das famílias.

O comportamento dos pais com os filhos é voltado para o imediatismo, ansiedade, o que torna a criança em um adulto compulsivo e que certamente irá tomar decisões erradas.

Como agir para ter inteligência emocional?

Sempre que houver a necessidade de comprar algo, seja o que for, algo para comer, vestir, usar… Seja o que for, espere 5 minutos antes de decidir comprar e pense a real necessidade de se comprar, e pense como investidor, o valor que vou comprar isso, daria para investir naquilo.

Pode ser algo barato, que custe 20 reais, na hora de decisão de compra, pense a real necessidade, e se puder esperar, pegue o dinheiro e aplique em outra coisa, que seja no cofrinho.

Essa decisão de parar, pensar e agir de outra maneira, irá mudar sua forma com que lida com o dinheiro, a inteligência emocional se dá ao fato de tomar decisões corretas na hora certa.

Deixe um comentário