Desistir do consórcio antes do final

Fiz um consórcio, o que acontece se eu desistir antes do caminho.

Primeiro precisamos entender algumas coisas rápidas sobre o que é o consórcio e como funciona.

Consórcio é uma forma muito popular de se comprar um bem de alto valor, a idéia do consórcio é um grupo de pessoas, em que todos dão uma parte, de forma que o total que as pessoas pagam mensalmente é suficiente para pagar o bem.

Basicamente é uma vaquinha, no qual todos se ajudam e é realizado um sorteio para ver que é premiado mensalmente, existe também o lance, uma forma de ter dois ou mais sorteados por grupo todos os meses.

O que geralmente gera dúvida é que as pessoas pagam o consórcio e durante o meio do consórcio existe uma dificuldade financeira para pagar as parcelas e querem desistir.

Mas o que acontece se desistir do consórcio?

Uma coisa que é preciso entender, é que a devolução de um dinheiro de consórcio, quando você desiste, ela é parcial, ela nunca vai ser de tudo que você pagou.

Como funciona o mecanismo de devolução parcial do consórcio?

Quando você tem uma parcela do consórcio, uma prestação mensal do consórcio, existe o dinheiro que vai para o fundo, fundo no qual os consorciados pegaram para pagar os bens, existem também taxas de administração, seguros e demais taxas.

A parte devolvida ao consorciado, quando ele desiste, tão somente a parte do fundo, o que pode ser devolvido, é somente o valor pago para o grupo, para juntar para compra do bem em questão.

Salientando, que também pode existir também algum tipo de multa por desistência.

Tem um outro ponto que é bom ressaltar, que quando é solicitado o dinheiro que foi pago, muitos consórcios, só devolvem ao final do consórcio, pois todo aquele dinheiro investido, foi para a saúde financeira do grupo.

Outra alternativa

Uma alternativa que pode ser levada em conta é a venda do consórcio em andamento, ou repasse. Essa modalidade, muitas administradoras fazem e pode ser uma ótima alternativa para recuperar um dinheiro até maior que o investido.

Deixe um comentário